sábado, 23 de outubro de 2010

Trabalho de Planejamento de Coleções

Depois de quase um mês isso daqui merecia um post decente. As últimas semanas foram meio corridas, e infelizmente blogs são um lazer pra mim, ou seja, eu ainda preciso ganhar a vida e estudar pra que ela chegue em algum lugar.
Dessa vez vou mostrar um trabalho da faculdade que promete tomar meus dias de novembro, mas que não tô querendo deixar pra ultima hora.
Trata-se do trabalho final da disciplina de Planejamento de Coleções onde teremos que desenvolver uma coleção e produzir um look para desfile. Eu ainda não tenho uma técnica para desenvolver uma coleção, por isso vou sempre experimentando métodos e cada coleção sai de uma forma diferente. Dessa vez fiz algo novo, que foi um passo a passo bem demorado na elaboração das roupas, tudo pra fugir do óbvio e experimentar um monte de esboços antes de chegar à idéia final.

Primeiro eu criei rascunhos bem rápidos para ir imaginando quais seriam os elementos e qual seria a cara da coleção. Não reparem na qualidade da imagem, é grafite hb, ou seja, muito clarinho pra ser digitalizado.


Depois com a idéia na cabeça, comecei a elaborar desenhos mais limpos e que realmente seriam a primeira cara da coleção.

Após isso bati xérox dos desenhos para fazer testes de cor, depois de uns erros cheguei a conclusões que após tantas etapas parecem me deixar mais seguro sobre o resultado final.

Falando um pouco da coleção, o tema será “Místico e Sagrado”, a partir disso cada aluno desenvolve um subtema. O nome da minha coleção será “Pagadores de Promessa”. Ela vai ser bem regionalista e ornamental, me inspirei em Canindé e Juazeiro e na relação dos beatos e romeiros com o comércio dessas cidades. Afinal, tudo gira em torno daquele universo de quinquilharias e lembrancinhas que sustentam o turismo religioso de lá. Enfim, parece que ainda dá pra comprar sua entrada pro céu. Próximo passo, achar uma costureira que materialize tudo isso.