quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Planejamento de Coleções e Segmentos de Estilo

Finalmente um trabalho que dá pra postar aqui. Essa semana tive que produzir uma mini coleção que contemplasse os três segmentos de estilo. O tradicional que possui peças básicas, formas e cores sóbrias e eternas; O fashion, aquelas peças que estão nas tendências vigentes, que são consumidas pela moda e tem natureza efêmera; O vanguarda, aquelas coisas gagaístas que somente pessoas dignas de abstração são capazes de usar como se fosse uma regatinha+jeans C&A. Enfim, após isso nós teríamos que fazer trios e montar composições com o que os outros membros da equipe criaram.

Fiz os desenhos a mão livre, colori no Corel e sombreei no Photoshop. O fundo é simplíssimo, mas confesso que fiquei muito satisfeito, quando imprimi não ficou tão confuso quanto parece.

Para o tradicional, eu usei como elemento de estilo o cinto, a estampa de poás e decote redondo com abotoamento. Tudo bem simples, bem tranquilo e bem básico.

Para o fashion teve liberty, vichy e babados. Uma estampa que achei que ficou meio mal feita, mas teve quem acertasse de que se tratava...

O Vanguarda foi meio difícil, em tempos de Lady Gaga qualquer coisa é básica frente a roupas inteiramente feitas de carne, como proceder? Estampas psicodélicas, sobreposições, ombreiras e volume. Na próxima tento fazer algo mais absurdo.

Para o mix com a Aline e a Alê, minhas companheiras de equipe, peguei vestido da Alê e meia da Aline no primeiro, saia da Ale no segundo e blazer e clogs da Alê e hot pants da Aline no terceiro!

Olha que post legal!!! cheio de desenho e sem aquelas coisas de blog pessoal, né??

domingo, 26 de setembro de 2010

Modelo Vivo em 2009

Esses dias, tive que procurar um trabalho antigo de faculdade e em meio à imensa quantidade de papel que consegui guardar até hoje, percebi que organizar é um requisito para estudantes de moda. Nós produzimos ao longo do curso muito lixo, e vamos acumulando trabalhos, rascunhos e nos tornando quase portadores da Síndrome de Diógenes (aquelas pessoas que acumulam um monte de coisas inúteis em casa).

Em um curso de moda, tende-se a acumular muita coisa que deu trabalho pra fazer e provavelmente não vai servir de muita coisa posteriormente. É o caso das peças de algodão cru que confeccionamos, das modelagens em Kraft que dificilmente usaremos e de um monte de desenhos que futuramente teremos noção de com o nosso traço era diferente.


Entre tudo isso e deixando de lado o ataque de consciência, achei uns desenhos da disciplina de Desenho de Modelo Vivo e decidi postar aqui. Fizemos a cadeira com a professora Adriana Leiria, uma das melhores que eu já tive. E graças a ela, muita gente melhorou e desenvolveu seu desenho naquele semestre.

Fizemos a cadeira sem contratar modelos, fomos adaptando nossas companheiras de sala à função de modelo vivo e entre as dores nas costas e as caricaturas mais mal feitas que um ser humano possa ganhar elas ficaram eternizadas. Esses foram os meus: as duas primeiras são poses da Yáskara Ferreira e as duas últimas são minhas versões pra Camilla Ellery
.



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Voltaaando!


Finalmente, tudo voltando ao lugar. Semana passada nem peguei direito em computador por conta do Colóquio de Moda, lá em São Paulo. Particularmente, não posso deixar de falar sobre o quanto achei o evento frustrante. Muitas falhas da organização, principalmente quanto ao direcionamento sobre a apresentação de trabalhos e a comunicação com os alunos. Muitos convidados faltaram, nada aconteceu no horário previsto, houve um stress por conta do ônibus que eles iam disponibilizar pra quem estava em Hotel e principalmente, a falta de critérios para entrega de certificados. Teve gente que nem pagou a inscrição no evento e saiu de lá com certificado, tendo acesso a tudo que outras pessoas se organizaram pra poder pagar e ver. Enfim, resta pra quem viu tudo isso... lamentar e alertar pra que não aconteça de novo.

Mas, se a vida acadêmica não foi prestigiada... a cidade oferece muita coisa pra quem tem pressa. Eu sou muito paga pau de cidades que oferecem shows da Céu e da Sílvia Machete gratuitos (e isso renderá posts futuros, claro!). Entre presentes e compras, deu pra fazer muita coisa e voltar com “boas aquisições”.

Nos próximos posts com certeza vou acabar falando uma coisa ou outra, mas nesse tenho que postar um desenho que fiz enquanto esperava a Aline no Aeroporto. Não tinah muita coisa na bolsa por isso ficou no grafite e em algumas cores que eu tinha na hora. O mais legal foi que enquanto eu desenhava umas pessoas pararam pra olhar, teve um pai com um menininho que pediu pra ficar olhando pq o filho adorava desenho, aí o garoto disse: Caraca! Essas coisas que paulistas dizem...



Té mais

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ilustração para pôster


Eu adoraria que a tendência fosse produzir mais posts com maior frequência, mas receio que tá cada vez mais raro preparar algo pra colocar aqui.
Quase enlouqueci esses dias com os preparos para os Encontros Universitários da UFC e a apresentação pro Colóquio de Moda.

Depois de inúuuumeras revisões, minha orientadora deu um “delete” em várias partes do meu artigo e ele parece finalmente estar pronto para apresentação. Essa etapa se foi, agora vem outra Odisséia, produzir o banner. Pior, um para os Encontros da UFC e outro para o Colóquio. Lá se vão alguns reais e muita disposição pra correr atrás.


Acordei neste domingo e novamente me obriguei a sentar nesta maldita cadeira azul e lutar com o Corel, o Photoshop e essa jeringonça de computador que trava a cada 2 minutos, imagine tentando produzir pôsteres de um metro e meio...
Enfim, meus pôsteres ficaram super principiantes (só me imagino abrir o meu e ficar do lado de um designer gráfico da Santa Marcelina... vai ser tão estimulante), mas como eu prefiro a humilhação que gastar mais dinheiro contratando alguém pra fazer uma arte decente, vão esses mesmo!

Finalmente, a idéia do post. Como eu havia dito, vou apresentar um trabalho sobre indumentária e gênero no Colóquio e aí tinha que fazer o banner e tal sobre roupas e travestis. Decidi colocar um desenho próprio e pra isso fui rascunhar até chegar nesse daqui. A idéia é bem simples e acho que direta, eu usei grafite e aquarela. Gosto do resultado, mas sei que tem suas falhas... Depois mostro como ficaram os banners.


Ah, a quem interessar possa. Minha apresentação será dia 14 de setembro a partir das 14 hrs. Estaremos eu e meu pôster lá, eu nem sei se alguém que lê isso daqui vai estar lá no evento, mas não custa acreditar...


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Um post de família...

Não posto há dias, culpa dos prazos! Estes prazos que os brasileiros e principalmente os Davis deixam pra última hora. Também apareceu um diabo de uma insônia que me fez dormir (ou não dormir) muito tarde ultimamente, problema resolvido por dona Aldenir (e seus anti-stress) e pelo passar dos prazos.

Dia desses, estava conversando com a Rafa e falando como eu acabava colocando coisas pessoais em um blog que na verdade era pra soar como portfólio. Ela disse: leoninos. Então por isso ou não por isso, eis o que temos.


Tenho um tio morando em SP com raízes fixas (demais) no Ceará, ele e a esposa terão um filho ainda este ano. Martin (se é que será esse o nome do rapaz), tá muito cotado na família, tanto que houve uma movimentação pra produzir um cesto que o meu tio encasquetou que queria. È assim, eu desenhei e mandaram fazer, lá em Itapipoca, o tal cesto. Essas loucuras de pais de primeira viagem.


A confusão do cesto foi tão grande essa semana, que todo mundo se meteu na tarefa de fazer o enxoval. Veio uma tia de Itapipoca pra costurar as capas e mantas, um monte de gente foi ao Centro comprar tecidos, aviamentos e enchimentos pra elaboração das coisas e eu... Fiquei responsável por ajudar na elaboração (daonde a minha família tirou que eu aprendo isso na faculdade eu não sei).


Entre uma alfinetada e outra da minha tia costureira, acabei aprendendo um monte de coisas e até me meti a fazer algumas peças. Não tá muito profissional, mas eu tentei. Por fim, é torcer pra eu chegar com esse cesto inteiro em SP, pq senão... adeus hospedagem!


Eu fiz esses trocadores que estão na borda do cesto, também fiz umas fronhas pro travesseiro e a barra de todos os lençóis! Olhai que tio/primo legal..

Ah, como Martín vai se tornar o caçula da família, já tem gente sentindo que tá perdendo espaço. José Victor, que eu já dei muito banho e troquei muita fralda, tá esperando ir pro canto... repara na cara de preocupação dele!


Té a próxima!